quinta-feira, 31 de maio de 2007

Lasanha de Berinjela Grega - Melitzanes Mousaka



Fiz essa receita ontem em casa pois adoramos lasanha de berinjela e essa versão grega foi muito bem recomendada. Realmente é muito gostosa, com um sabor e textura diferente das lasanhas convencionais, que muito se deve aos temperos, como páprica e canela, e também à utilização do iogurte. É trabalhosa, mas vale a pena:

· 3 berinjelas médias (400g) descascadas e em rodelas
· 2 dentes de alho picados
· 1 cebola média picada
· 2 c.s. De azeite de oliva
· 250g de carne moída (ou 2 xícaras de carne de soja)
· 1/2 c.c. De canela
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 pitada de canela em pó
· 1/4 xíc. De molho de tomate
· 2 c.s. De salsinha picada
· 2 batatas descascadas e em rodelas
· 2 c.s. De queijo parmesão
· 2 ovos batidos
· 1 xíc. De iogurte natural
· 1/2 xíc. De leite
· 1 pitada de páprica picante

Salpique sal nas rodelas de berinjela e deixe-as descansar por 30 min.
Numa panela, refogue a cebola e o alho em 1 c.s. de azeite. Adicione a carne e cozinhe até soltar toda a água e ficar cozida.
Acrescente o sal, a pimenta, a canela, o molho de tomate e a salsinha, e cozinhe por aprox. 20 min. Esse tempo será muito reduzido se estiver fazendo com a carne de soja.
Escorra a água que soltou da berinjela. Numa frigideira, com uma pitada de azeite, doure as rodelas de berinjela dos dois lados. Reserve.
Numa outra frigideira (eu fiz na mesma frigideira), com 1 c.s. de azeite, doure as rodelas de batata.
Numa tigela, junte os ovos batidos, o iogurte, o leite e a páprica. Salpique com sal e pimenta e reserve.
Preaqueça o forno médio. Numa travessa untada com gotinhas de azeite, faça uma camada com as rodelas de batata e espalhe a carne.
Arrume as rodelas de berinjela por cima e salpique com queijo parmesão. Despeje o molho de iogurte por cima e leve ao forno até dourar.

A Mousaka é o prato mais conhecido da cozinha grega e sofre variações, como a substituição de carne de boi por de cordeiro, no meu caso foi de soja, e adaptações, coomo queijo parmesão, ao invés do grego kefalotyri.

Receita original do ótimo livro: Sabores do Mundo – Receitas e Curiosidades, da Editora Viana & Mosley. Agradeço à Isabel Enei pela indicação da receita e por emprestar o livro.

Um comentário:

Helena Guimarães disse...

Um prato delicado e fino.
É levemente adocicado sem evidenciar a canela. Além de ser leve, pois a massa é substituída pela batata cortada em porções finas e bem assadas.
Interessantíssima.