quarta-feira, 20 de junho de 2007

Doce de Limão da Maria

Peguei essa receita com a D. Maria, mãe da Helena Tibiriça aqui do blog. Depois fiquei sabendo que é uma receita daquelas que passa pela família toda, portanto, difícil de saber quem criou ou mesmo quem aprendeu pela primeira vez.

Para mim será sempre o Doce de Limão da Maria. A maravilha dessa receita é a sua simplicidade, praticidade e o resultado garantido. Aqui vai então:


• 2 latas de leite condensado
• 2 de creme de leite
• 1 copo de requeijão de suco de limão menos 2 dedos.

Bater no liquificador ou batedeira essa mistura e colocar sobra a farinha das bolachas. Para a massa de bolachas a receita original manda 5 ou 6 bolachas de leite Nestlé trituradas no liquidificador até virarem uma farinha.

Essa parte eu alterei, baseado num outro doce de limão que a minha mãe faz e que eu adoro (coloco outro dia aqui no blog também). Eu uso o pacote todo da mesma bolacha e depois que eu transformo tudo em farinha, derreto numa frigideira 100g de manteiga e jogo a farinha por cima, deixando engrossar, sem queimar. Coloco essa base num pirex, o doce de limão por cima, e coloco no freezer por pelo menos 4 horas antes de servir.

O melhor mesmo, segundo a Maria, é fazer um dia antes de servir. O problema é conter a vontade antes das visitas chegarem...

p.s.: estranhou a foto? É que estou sem minha máquina fotográfica por uns dias. Em breve as receitas voltarão a ter suas fotos tiradas assim que forem feitas.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Essa receita é ótima um dia fiz somente o creme dela por falta de maracujá, se transformou em um otimo mousse de limão, acrescentei algumas raspas para dar um gostinho. Mas espero ter a oportunidade de comer a receita original feita pelo Tio ED.
Abraços