quarta-feira, 13 de junho de 2007

Máquina de pão

Neste final de semana finalmente chegou a nossa tão aguardada máquina de fazer pão (panificadora).

No dia seguinte (não fizemos nada no dia porque só pegamos na portaria tarde da noite) corremos fazer o nosso primeiro pão. A Helena quis experimentar o Pão Francês e eu corri separar os ingredientes. Tudo ia bem até chegar no fermento. Na receita pedia fermento biológico seco e em casa só tinha o químico em pó normal (Royal). Como resultado, depois de 3 horas de espera, obtivemos algo que lembrava uma grande pipoca, com cheiro e gosto de pipoca, massuda, pesada e pequena.

Minha esposa para não me decepcionar até comeu um pouco e disse que estava gostoso... para sempre lembraremos do que ficou conhecido como "o primeiro pão-pipoca do mundo".
Ontem fizemos o pão de cebolinha com requeijão, recomendado pela experiente Helena Tibiriça. Mas antes passamos no mercado e compramos a farinha Fleischmann especial para massas e o fermento indicado, também Fleischmann.

Mais 3 horas de espera e aí sim, um pão grande, fofo, quentinho, com uma casquinha no ponto e um gosto delicioso. Para quem gosta tanto de pão como eu e a Helena, recomendo a máquina (e também que passe no mercado antes para comprar o fermento correto).

Nenhum comentário: